BALANÇO DE 2025 DA AMT MOSTRA EVOLUÇÃO NAS AÇÕES

Postada em 29 janeiro 2026, 10:39:00

Autor: CRondonia 

Fotos: Arquivo

*********************

 

Um relatório preliminar em que o www.centralrondonia.com obteve acesso, mostra todas as ações desenvolvidas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), de Ji-Paraná no ano de 2025. Para o presidente da instituição, Oribe Júnior, o resultado demonstrado reflete o esforço de todos os departamentos em busca de melhorias na mobilidade urbana, segurança viária e na organização do trânsito no município. 

 

De acordo com o documento, a prioridade foi concentrada na fiscalização, educação para o trânsito, engenharia viária e atendimento ao cidadão, sempre, com objetivo de conseguir a redução dos índices de acidentes, melhoria da fluidez do tráfego e o fortalecimento de uma cultura de respeito às normas de circulação. “Mesmo com melhores resultados, sabemos que muito ainda pode ser feito para termos um trânsito mais humanizado em nossa cidade”, declarou. 

 

Segundo os números, durante 2025, foram realizadas 36 palestras educativas, alcançando um público 1.441 pessoas, sendo a maioria estudantes da rede municipal de ensino. Promovidas 10 ações de pit-stop educativo, abordagem 760 condutores, com orientações práticas e preventivas. 

As ações de pit-stop foram realizadas paralelamente com a Campanha Nacional que tem como tema: “Desacelere, seu bem maior é a vida”,  com os seguintes conteúdos: Redução de velocidade e respeito aos limites regulamentares, Uso do celular ao volante e os riscos da condução distraída, Consumo de bebidas alcoólicas associado à direção, Uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, Uso correto do capacete por motociclistas e passageiros, Utilização do assento adequado para crianças, conforme a legislação vigente; Respeito aos semáforos, Atenção à sinalização de trânsito, vertical e horizontal e uso correto das rotatórias, visando maior fluidez e segurança viária. 

 AMT_Faixa Pedestre.jpg

Revitalização nas faixas de pedestres

Eventos esportivos

A AMT também esteve presente em diversas competições esportivas, realizadas por várias entidades do município. A própria autarquia organizou e realizou a sua primeira edição, alcançando um público de 800 pessoas, resultando na arrecadação de 250 brinquedos destinados a ações solidárias.

 AMT_Ação Conjunta.jpg

Ação conjunta com orgãos de segurança pública

Vistorias 

Ação contínua da AMT, as vistorias são realizadas no Transporte Escolar (90 veículos), 198 motocicletas (Moto-Táxi), 122 (Táxi-Lotação) e táxi-lotação, 122 (duas vezes ao ano). Também foram emitidas 480 credenciais para idosos e 260 para pessoas com deficiência, totalizando 740 credenciais, ampliando o acesso, a inclusão e a mobilidade urbana no município.

 

O município de Ji-Paraná, segundo a AMT conta atualmente com 96 rotatórias, 4 áreas de conflito, 19 lombadas, 50 faixas de pedestres, 32.490 metros de pintura de meio-fio, distribuídas da seguinte forma:  96 placas de “PARE”, 3 ‘Proibido Parar e Estacionar’, 1 “Proibido Estacionar”, 12 “quebra-molas”, 2 “Sentido Proibido”, 2 “Passagem Sinalizada de Escolares”, 1 “Dê a Preferência”, 1 indicativa de ponto rotativo de Táxi e Mototáxi. “Toda essa melhoria não teria sido possível se não tivéssemos uma equipe comprometida e o apoio do nosso prefeito, Affonso Cândido”, concluiu Oribe Júnior.

AMT_Rotatória.jpg

Melhorias nas rotatórias

© 2023 Central Rondonia - Todos os direitos reservados
desenvolvimento Adilson