SIMPI RO: JUROS ALTOS DOMARAM A INFLAÇÃO, MAS DESEQUILIBRIO FISCAL PERSISTE - LEIA!

Postada em 26 dezembro 2025, 19:10:00

Fonte/Texto: Assessoria

Foto: Ilustrativa

********************

 

A análise apresentada por Roberto Luis Troster, economista, parte do movimento recente de desaceleração da inflação no Brasil. O IPCA-15, indicador que utiliza a mesma composição do IPCA e antecipa parte do comportamento dos preços ao consumidor, registrou variação de 0,18%, abaixo das projeções do mercado. As estimativas dos analistas também vêm sendo revistas para baixo de forma recorrente, indicando uma tendência de arrefecimento inflacionário.

 

Esse comportamento da inflação tem efeitos diretos sobre a economia. A redução do ritmo de aumento dos preços diminui a perda do poder de compra da moeda e amplia a previsibilidade para famílias e empresas. Além disso, o recuo da inflação influencia a condução da política monetária, uma vez que cria espaço para a redução da taxa básica de juros, atualmente em 15% ao ano.

De acordo com a análise de Roberto Troster, a expectativa predominante é de que o Banco Central inicie o ciclo de cortes da taxa básica com reduções graduais, possivelmente a partir do primeiro trimestre do próximo ano.

 

As projeções apontam para uma trajetória de queda ao longo do tempo, com a taxa podendo alcançar patamares próximos a 12% ao final de 2026 e em torno de 10% ao final de 2027, ainda que haja divergências entre os analistas quanto ao ritmo desses ajustes.

A redução da taxa básica tende a se refletir em todas as demais taxas de juros da economia. Esse movimento ocorre em um contexto de desaceleração da atividade econômica, que passa a ser acompanhada pela queda dos preços. Com inflação mais baixa e juros em redução, cria-se um ambiente favorável para a retomada do crescimento econômico de forma mais consistente nos períodos seguintes.

Assista:                                            

https://youtu.be/4ZeD95QAPtU

 

 

© 2023 Central Rondonia - Todos os direitos reservados
desenvolvimento Adilson