Estiveram reunidos na última quarta-feira (18), na Secretaria de Atenção Primária em Saúde do MS, órgão responsável pelo Programa Mais Médicos, a deputada federal Silvia Cristina (PDT), juntamente com os deputados Alan Rick e Eduardo Costa, onde solicitaram um novo edital para contratar médicos brasileiros formados no exterior para reforçar a saúde no Brasil.

Nesta reunião, os deputados conversaram com gestores a proposta de que os médicos brasileiros formados no exterior sejam atendidos em um novo edital para atender os brasileiros neste momento de crise. O Ministério da Saúde informou que após o chamado emergencial do último edital, que irão avaliar a apresentação de um edital especifico para os médicos formados no exterior.

A deputada Silvia Cristina frisou a importância da inclusão dos novos médicos que estão prontos e que podem ser a solução do caos na saúde. “O governo federal abriu recentemente um edital com 5.800 vagas para médicos com CRM abrindo também a oportunidade para os médicos cubanos, porém, nós sabemos que essas vagas não serão totalmente preenchidas especialmente em regiões carentes e distritos indígenas, onde o médico com CRM não tem tanta disponibilidade para estar presente então nada mais oportuno no momento de calamidade pública de dar uma oportunidade para os médicos brasileiros já formados que fizeram seu curso no exterior”, disse a deputada.

Os deputados expuseram a preocupação e a indignação dos médicos brasileiros formados no exterior por não terem acesso à informação clara e transparente sobre o edital recém publicado e solicitaram que o Ministério faça a chamada dos médicos formados no exterior em outro edital subseqüente. Silvia Cristina disse que os deputados estão aguardando uma resposta para os próximos dias onde terão uma nova reunião para discutir novamente o assunto desta ação de grande responsabilidade com o Brasil aguardando que o Ministério da Saúde entenda a importância de um novo edital.

Autor:

Assessorias