“O secretário afirmou que o senador Acir o principal parceiro da Semagri”

Ao fazer um balanço das atividades da secretaria de Agricultura (Semagri) de Ji-Paraná, o secretário Reinaldo Pereira (Reinaldo da Emater), anunciou que 2020 será de grandes investimentos nessa área do município. Entre os benefícios planejados pelo titular para o próximo ano, estaria a aquisição de uma fábrica de gelo, laboratório de produção animal e reforça do prédio da secretaria entre outros importantes projetos em elaboração.

De acordo com Reinaldo Pereira, desde que assumiu a titularidade da pasta, em abril desse ano, o mesmo com sua equipe técnica e o apoio irrestrito do prefeito Marcito Pinto (PDT), foi possível avançar muito na melhoria dos serviços da Semagri aos pequenos produtores da Agricultura Familiar. Ele citou como exemplo, a realização do Chamamento Público para a distribuição de tratores e equipamentos, conseguido através de emendas de parlamentares, entre os quais, os senadores Marcos Rogério (DEM) e Acir Gurgacz (PDT). Ele acredita que ainda este ano, será possível atender associações rurais, sendo que quatro delas receberão o kit agrícola (trator – grade e carreta), e outras duas com grade, carreta e micro trator.

Outra grande conquista da Semagri, esse ano, foi poder ter conseguido distribuir 12.720 mil toneladas de mudas de Café Clonal para nos setores dos projetos Riachuelo e Nova Londrina. També, mais de 350 toneladas de Calcário para os setores das Linhas 200, Riachuelo chacareiros, beneficiando mais de 100 famílias da Agricultura Familiar.

Feiras e Feirão

Sobre as feiras, no total de quatro, e o Feirão do Produtor Rural, o secretário comemorou a retomada do transporte dos feirantes da Gleba-G, Riachuelo e Itapirema, a conclusão do recadastramento de todos eles. “Somente no Feirão do Produtor, atendemos mais de 200”, afirmou.

2020

Para 2020, Reinaldo Pereira informou que muitas outras conquistas., virão. Ele citou a segunda etapa da reforma e ampliação do Feirão do Produtor com a construção de box e quiosque, já licitado, faltando apenas o início da obra. “Esse recurso é do senador Acir Gurgacz, o principal parceiro da nossa secretaria”, garantiu. O município também irá ganhar um Laboratório de Reprodução Animal (Faltando apenas a aprovação da Anvisa), reforma da secretaria que também serve de Pousada do Agricultor, e a aquisição de mais tratores e equipamentos da Bancada Federal, sendo quatro tratores do senador Acir Gurgacz, e outro, do ex-deputado federal Luiz Claudio. Por fim, a Seagri receberá uma fábrica de gelo no valor de R$ 375 mil, proveniente do deputado estadual, Marcelo Cruz com intuito de beneficiar pescadores ribeirinhos e piscicultores.

Autor:

Jornal

Diário da Amazônia