A Prefeitura de Ji-Paraná publicou decreto suspendendo a contagem de prazo do Concurso Público Edital 001/2017, realizado naquele ano. A decisão teve como base a Lei Complementar n° 173, de 2020, que também suspendeu os prazos dos concursos públicos em todo território nacional, durante as ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O concurso municipal foi realizado em 2017, e homologado em 2018. Ele tinha prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Em 2020, a prefeitura publicou decreto que ampliou para mais dois anos o limite. O dia 17 de maio de 2022 era o prazo final.

“A publicação do decreto foi a forma de o prefeito Isaú Fonseca valorizar os candidatos aprovados no último concurso. Com a decisão, os classificados no concurso público de 2017 terão a possibilidade de ser convocados para ingressar no serviço púbico municipal, até 3 de agosto de 2023.”, admitiu o secretário municipal de Administração, Jônatas França.

A lei complementar suspendeu a validade dos concursos no período de 28 de maio de 2020 a 31 dezembro de 2021. Jônatas França afirmou que neste período só foram convocados os aprovados quando ocorreu “vacância” de vagas (por exoneração ou morte) ou para cargos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para atuação direta no combate ao coronavírus.  

O concurso ofereceu vagas para enfermeiros, zelador, orientar escolar, supervisor escolar, professores (nível II), técnico agropecuário, agentes comunitários de saúde, entre outros. França esclareceu que não houve aumento no número de vagas. Segundo ele, a ampliação de prazo garante mais tempo aos classificados.

Fonte/Autor:

Assessoria