© Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

Até ontem (18) os exames para detectar os casos de Covid-19 vírus no estado eram realizados em outro estado, a partir de hoje (19) os exames que detectam a infecção por Coronavírus serão feitos na Capital no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia – LACEN/RO.

A informação foi confirmada pelo governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) e Secretário de Saúde, Fernando Máximo, na manhã desta quinta-feira (19), através de um vídeo nas redes sociais.

De acordo com o Secretário de Saúde Fernando Máximo os exames eram coletados pela vigilância epidemiológicas e encaminhados para o Lacen. No laboratório eram testados os vírus os de influenza A e B, H1N1, H3N2. Os demais eram enviados pelo Ministério da Saúde para outro estado. Os exames eram feitos apenas em três laboratórios do país.

Segundo o Governador do estado Marcos Rocha foi encaminhado uma biomédica para treinamento em um dos laboratórios responsáveis pelo diagnóstico do coronavírus.

“No retorno desta servidora conseguimos através do Ministério da Saúde os kits para realizar o exame do coronavírus em Porto Velho. Estamos caminhando para evitar essa epidemia. É importante que as pessoas permaneçam em casa o máximo possível”, disse o Governador.

O Secretário de Saúde lembrou a importância das pessoas permanecerem em casa para evitar a transmissão em massa do vírus. “Estamos tentando evitar uma epidemia na região, mas precisamos do apoio incondicional das pessoas para evitar a contaminação. Não temos nenhum caso confirmado do vírus ainda, mas isso pode acontecer. Precisamos do apoio da população.”, destacou Fernando Máximo.

Autor:

Jornal

Diário da Amazônia