A Divisão de Educação de Trânsito (Diveduct), regional de Ji-Paraná, em parceria com a escola estadual Aluízio Ferreira, realizou na manhã desta terça-feira (7), uma passeata envolvendo estudantes da rede estadual de ensino, mais precisamente da escola Aluízio Ferreira, situada na rua São Paulo com T-15 do bairro de Nova Brasília, segundo distrito do município. A atividades do ‘Maio Amarelo’ teve início na quinta-feira (2) com uma carreata com o percurso superior a 10 quilômetros, entre a sede da 3ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran) até o pátio do estádio Antônio Bianco (Biancão).

De acordo com a servidora e coordenadora da Diveduct, Ji-Paraná, Marta Luna, neste mês do ‘Maio Amarelo’ estão previstas diversas atividades envolvendo repartições públicas como secretarias, escolar e outros órgãos governamentais. Também, foram incluídas empresas privadas. Até o final do mês muitas palestras, caminhadas, passeatas, blitz educativas entre outras ações, serão realizadas com o objetivo de conscientizar condutores de pedestres que se faz necessário a ‘construção’ de um trânsito menos violento, agressivo, mutilador e mortal como vem sendo registrados nos últimos anos. “Por isso que o tem de 2019 da campanha é ‘No Trânsito, o Sentido é a Vida’”. Lembrou.

A passeata se deu início às 9 horas, com a participação superior de 750 pessoas, entre alunos, pais, direção, professores que saíram da unidade de ensino pela rua T-15, seguindo até a rua T-9 e avenida Brasil, quando ocorreu o retorno ao ponto de saída. Logo depois, foi feito o encerramento com a realização do sorteio de vários brindes. A coordenadora do ‘Maio Amarelo’ lembrou que o evento também contou com a participação da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Detran e o Corpo de Bombeiros. Antes da caminhada, todas as series receberam palestras da Diveduct e da Polícia Rodoviária e apresentação de Teatro Vivo, com os temas direcionado ao trânsito. “Só temos que agradecer a diretora Bernadete Terezinha Sartori por ter nos recebidos de forma bastante positiva”. Concluiu Marta Luna. A passeata foi acompanhada pela Fanfarra da unidade de ensino.