A Semana do Bebê foi oficialmente aberta na última segunda-feira (19), pela Prefeitura de Ji-Paraná, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A proposta é realizar atividades que ajudem a fortalecer as ações de cuidados com as crianças de até cinco anos de idade.

Uma das ações foi entregar a chave simbólica do município ao primeiro bebê que nasceu nesta semana, de acordo com critérios do UNICEF. A pequena Melissa recebeu o título de prefeita das mãos do prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT). A posse simbólica aconteceu no Centro de Parto Normal do município, na manhã desta terça-feira (20).

“Estamos cumprindo com muita alegria esta missão, no processo de obtenção do SELO UNICEF. Demos posse simbólica a Melissa com um significado muito importante, que é continuar investindo na saúde, educação e assistência social e melhorar gradativamente a vida das nossas crianças”, disse o prefeito.

A primeira bebê prefeita do município veio ao mundo pesando 2780 quilos e medindo 49 centímetros. Para que ela recebesse o título, a mãe teria que ter mais de 20 anos de idade, ter tido parto normal, estar amamentando e ter feito o acompanhamento pré-natal completo na rede de saúde do município. Foi o caso da Franciele Mendes, mãe de primeira viagem.

“Eu não tenho do que reclamar do atendimento que recebi no postinho de saúde, desde que iniciei meu pré-natal. Fiquei muito feliz com o atendimento aqui no hospital. E agora esta surpresa de receber o prefeito, aqui no quarto, para entregar esse título. Eu espero que minha filha cresça saudável e tenha um futuro brilhante”, falou emocionada.

Os prefeitos que fazem adesão ao SELO UNICEF se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção, lazer e participação social, visando à qualidade de vida das crianças e adolescentes do município, como é o caso da SEMANA DO BEBÊ, desenvolvida entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e CMDCA.

Autor:

Assessoria

Prefeitura

Para a secretária municipal de saúde, Franciane Chagas Ribeiro, aderir ao projeto terá muitos desafios e resultados positivos para o atendimento, que já tem sido melhorado.

 “Estamos realizando várias atividades para divulgar a importância da primeira infância no desenvolvimento das crianças. Sabemos que esse é o período onde acontece toda formação cognitiva, motora e afetiva. Nós oferecemos em Ji-Paraná assistência pré-natal, equipes formadas por profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família, como médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. É uma soma de esforços que colaboram para um desenvolvimento infantil adequado”, ressaltou.

A programação da Semana do Bebê segue até sexta-feira (23), com atividades que contribuem com a diminuição das situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce; informe, envolva e motive a população para os cuidados com a primeira infância.

“Palestras no Centro de Referência de Assistência Social sobre o desenvolvimento do bebê por inteiro e a alimentação saudável serão realizadas por psicólogos e pedagogos nesta quarta-feira”, disse a coordenadora geral da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ynaiáh Cremonese.